Pronatec Empreendedor

Sobre o Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é uma sub-ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), firmado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 50/2013. Nele, foi estabelecida a parceria entre o SEBRAE Nacional e o Ministério da Educação para a sua criação e execução.

Clique aqui e conheça o Acordo de Cooperação Técnica n° 50/2013.

O objetivo do PRONATEC Empreendedor é trabalhar a Educação Empreendedora por meio da inserção de conteúdos em cursos PRONATEC, para que seja possível orientar os estudantes para as diferentes possibilidades no mundo do trabalho.

Traz a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a trabalhabilidade, conceito este indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (RCNEPT).

Hoje, o PRONATEC Empreendedor está em 70 cursos da Educação Profissional Técnica. Clique aqui e confira!

No PRONATEC é preciso pensar o projeto de futuro pessoal e profissional de forma empreendedora. A qualificação é peça-chave nesse processo. Nesse sentido, o PRONATEC Empreendedor apresenta-se como uma efetiva possibilidade para que professores e estudantes estabeleçam metas, definam estratégias e encontrem meios para alcançá-las!

Foto de uma sala de aula

O que é Educação Empreendedora

Na medida em que o mundo está se tornando mais competitivo, o profissional de destaque é aquele que desenvolve competências, habilidades e, sobretudo, atitudes. É neste cenário que o empreendedor revela sua importância, devido à capacidade de trabalhar em equipe, adaptar-se, manter-se motivado e motivar, lidar com situações novas, complexas e desafiadoras e promover transformações. Para isto que a Educação Empreendedora existe: despertar o espírito empreendedor nas pessoas, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento. É aprender fazendo!

A educação empreendedora, nos processos educacionais, atua em duas frentes principais:

  1. 1. Desenvolvimento de competências duráveis;

  2. 2. Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Hoje, a educação empreendedora passou a ocupar posição estratégica no campo econômico e social. Ou, seja, é preciso aprender sobre empreendedorismo.

Educação Empreendedora na Primeira Fila

Empreendedorismo na educação significa valorizar os processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, de forma que ele possa contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido. Há o desejo de buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade.

Envolve vivências que despertam em cada pessoa atitudes empreendedoras, como buscar oportunidades, ter iniciativa, comprometimento, persistência, independência, autoconfiança etc.

Toda educação é empreendedora porque prevê transformação, mudança, um jeito diferente de pensar sobre si mesmo e sobre o mundo. Além de ser uma boa alternativa de inclusão produtiva.

E como fazer para o PRONATEC Emprendedor ACONTECER?

Todos os envolvidos em cursos PRONATEC podem - e devem ser - mobilizados para a realização do PRONATEC Empreendedor (Ministérios, Redes Demandantes e Ofertantes de Cursos PRONATEC, estudantes, professores, diretores, gestores, coordenadores e toda a comunidade escolar).

O projeto acontece em três etapas:

1. Sensibilização

Na Sensibilização, o SEBRAE mobiliza as instituições/escolas, os professores e os estudantes quanto a temática do empreendedorismo, bem como esclarece sobre o PRONATEC Empreendedor e reforça a sua relevância nos cursos PRONATEC. Acontece por meio do envio dos seguintes materiais:

  1. Instituições de ensino / escolas: recebem o "Baú do Saber", composto de publicações, cartilhas, banner, livros e outros materiais complementares ao curso. Deve compor o acervo da biblioteca e ser disponibilizado para consultas.

  2. Professores:recebem o livro "Caderno de Apresentação", que esclarece detalhes do Projeto, e pen-drive com vídeo sobre o tema.

  3. Estudantes: recebem revista no formato Mangá que esclarece o projeto de forma lúdica, além de pen-drive com vídeos sobre o tema.

2. Capacitação

Na capacitação desenvolvemos a base fundamental para o êxito do PRONATEC Empreendedor. Nela, envolvemos:

  1. Professores, que são indicados pela coordenação/gestão de sua Rede Ofertante para participarem da Capacitação de Professores no PRONATEC EMPREENDEDOR, realizada pelo SEBRAE no formato totalmente a distância, via internet.

  2. Estudantes, que são capacitados no PRONATEC Empreendedor por meio de uma Disciplina no curso PRONATEC em que participa. O professor capacitado pelo SEBRAE está apto a ministrar a disciplina com os estudantes.

Destaca-se que todo o material didático impresso para professores e para estudantes é enviado e custeado pelo SEBRAE Nacional.

3. Premiação

Periodicamente, o SEBRAE promove o Prêmio Pronatec Empreendedor e Concurso de Objetos de Aprendizagem, com o objetivo de evidenciar as experiências exitosas de professores e estudantes PRONATEC.

O próximo prêmio ocorrerá no ano 2017. Aguardem maiores informações!

As responsabilidades de cada ator

SEBRAE MEC REDES OFERTANTES
  • Sensibilização
  • Capacitação
  • Premiação
  • Recursos Financeiros
  • Regulamentação do Bolsa Formação
  • Indicação de professores para a capacitação
  • Execução junto aos estudantes

  1. As Redes Ofertantes devem desenvolver o Pronatec Empreendedor junto ao seu contéudo programático, como uma disciplina.

  2. Ao Ministério da Educação cabe o custeio das horas-aula para ministrá-la.

  3. Ao SEBRAE cabe a formação dos professores para a aplicação do PRONATEC Empreendedor e a oferta dos materiais didáticos para capacitar os estudantes.

Chancela
Rodapé