Pronatec Empreendedor

Sobre o Pronatec Empreendedor

Fruto da parceria com o MEC e rede de parceiros, o Pronatec Empreendedor integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo inserir conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo País.

O Pronatec Empreendedor traz a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a trabalhabilidade, conceito indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (RCNEPT) como componente da dimensão produtiva da vida social.

No Pronatec é preciso pensar o projeto de futuro pessoal e profissional de forma empreendedora. A qualificação é peça chave nesse processo. Porém, é preciso estabelecer metas, definir estratégias e meios para alcançá-las.

Foto de uma sala de aula

O que é Educação Empreendedora

A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.

Em decorrência dessa realidade, a educação empreendedora passou a ocupar posição estratégica no campo econômico e social. é preciso aprender sobre empreendedorismo.

A educação empreendedora, nos processos educacionais, atua em duas frentes principais:

1. Desenvolvimento de competências duráveis;
2. Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

A educação empreendedora exige articulação entre o fazer e o conhecimento. é aprender fazendo.

Educação Empreendedora na Primeira Fila

Empreendedorismo na educação significa valorizar os processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, de forma que ele possa contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido. Há o desejo de buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade.

Envolve vivências que despertam em cada pessoa atitudes empreendedoras, como buscar oportunidades, ter iniciativa, comprometimento, persistência, independência, autoconfiança etc.

Toda educação é empreendedora porque prevê transformação, mudança, um jeito diferente de pensar sobre si mesmo e sobre o mundo. Além de ser uma boa alternativa de inclusão produtiva.

Quem faz o Pronatec Empreendedor acontecer?

Alunos, professores, gestores/lideranças de instituições de ensino e todas as pessoas que entendem o empreendedorismo como uma atitude diante da vida. Seu empenho e atuação empreendedora certamente mobilizarão toda a comunidade escolar para a realização de ações empreendedoras.

Conheça a seguir as etapas do Pronatec Empreendedor.

Etapas do Pronatec Empreendedor

1. Sensibilização de alunos, professores e escolas para o tema do empreendedorismo:

Essa etapa tem um objetivo de mobilizar alunos, professores e instituições de ensino para a temática do empreededorismo. Para tanto, serão disponibilizados os seguintes materiais:

A) Alunos: cartilha no formato de Mangá e vídeo no formato de videoblog.
B) Professores: cartilha e vídeo que apresentam as vantagens de trabalhar com empreendedorismo e afirmam a importância do professor para o sucesso de qualquer ação educacional.
C) Escolas: envio do Baú "Aqui tem Empreendedorismo", composto de publicações sobre empreendedorismo, guia com recomendações de sites e filmes que tratam do tema, banner, cartilha com apresentação do Pronatec Empreendedor, marcadores de livro, livros etc.

2. Capacitação de alunos e professores:

Essa etapa é a base para o êxito do Pronatec Empreendedor. Ela funciona da seguinte forma:

A) Alunos: disciplina de empreendedorismo com carga horária de até 52 horas, divididas em três módulos, com competências como: compreender o mercado de trabalho e o mundo do trabalho para o desenvolvimento do seu projeto de vida; identificar os tipos de empreendedorismo e suas características; reconhecer a importância do desenvolvimento de atitudes empreendedoras para o seu projeto de vida; desenvolver um plano de vida e carreira.
B) Professores:
1) Protagonistas dessa etapa, são os responsáveis pela aplicação da disciplina junto aos alunos. Para tanto, estão previstas 32 horas de capacitação, a distância, durante 4 semanas.
2) O professor capacitado passará a contar, no site do Pronatec Empreendedor, com um serviço de suporte e apoio pedagógico para esclarecer dúvidas e encontrar solução para eventuais dificuldades na aplicação da disciplina.
3) Outra frente de capacitação será a oferta de especialização ou um mestrado na área de Educação Empreendedora, com vistas a qualificar professores, bem como provocar pesquisas sobre o tema.

3. Premiação: etapa que contempla ações para alunos, professores e escolas que apresentarem bons relatos/experiências resultantes de ações de empreendedorismo.

Chancela
Rodapé