Pronatec Empreendedor

Sobre o Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é uma sub-ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), firmado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 50/2013. Nele, foi estabelecida a parceria entre o SEBRAE Nacional e o Ministério da Educação para a sua criação e execução.

Clique aqui e conheça o Acordo de Cooperação Técnica n° 50/2013.

O objetivo do PRONATEC Empreendedor é trabalhar a Educação Empreendedora por meio da inserção de conteúdos em cursos PRONATEC, para que seja possível orientar os estudantes para as diferentes possibilidades no mundo do trabalho.

Traz a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a trabalhabilidade, conceito este indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (RCNEPT).

No PRONATEC é preciso pensar o projeto de futuro pessoal e profissional de forma empreendedora. A qualificação é peça-chave nesse processo. Nesse sentido, o PRONATEC Empreendedor apresenta-se como uma efetiva possibilidade para que professores e estudantes estabeleçam metas, definam estratégias e encontrem meios para alcançá-las!

Foto de uma sala de aula

O que é Educação Empreendedora

Na medida em que o mundo está se tornando mais competitivo, o profissional de destaque é aquele que desenvolve competências, habilidades e, sobretudo, atitudes. É neste cenário que o empreendedor revela sua importância, devido à capacidade de trabalhar em equipe, adaptar-se, manter-se motivado e motivar, lidar com situações novas, complexas e desafiadoras e promover transformações. Para isto que a Educação Empreendedora existe: despertar o espírito empreendedor nas pessoas, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento. É aprender fazendo!

A educação empreendedora, nos processos educacionais, atua em duas frentes principais:

  1. 1. Desenvolvimento de competências duráveis;

  2. 2. Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Hoje, a educação empreendedora passou a ocupar posição estratégica no campo econômico e social. Ou, seja, é preciso aprender sobre empreendedorismo.

Educação Empreendedora na Primeira Fila

Empreendedorismo na educação significa valorizar os processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, de forma que ele possa contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido. Há o desejo de buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade.

Envolve vivências que despertam em cada pessoa atitudes empreendedoras, como buscar oportunidades, ter iniciativa, comprometimento, persistência, independência, autoconfiança etc.

Toda educação é empreendedora porque prevê transformação, mudança, um jeito diferente de pensar sobre si mesmo e sobre o mundo. Além de ser uma boa alternativa de inclusão produtiva.

E como fazer para o PRONATEC Emprendedor ACONTECER?

Cada estado da federação possui equipe tecnicamente preparada para atender as especificidades dos parceiros que queiram implementar e/ou desenvolver o Pronatec Empreendedor em seu estado.

Assim sendo, orientamos que entre em contato com o responsável em sua UF.

Para informações sobre contatos estaduais, utilize nossa Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Chancela
Rodapé